terça-feira, 21 de outubro de 2008

Agenda!

A agenda foi um exercício que realizamos na aula e que serviu para aprender "Estruturas". O exercício da agenda resolvido na aula está na box.


[agenda.JPG]

Apontadores!

Os apontadores são um tipo diferente de variável, cujo conteúdo não é mais do que um endereço de memória, endereço este que corresponde ao endereço de uma variável ou até de outro apontador na memória. Sendo que todas as variáveis estão alocadas na memória, os apontadores têm uma grande utilidade ao chamar uma variável.


Manipulação de Ficheiros em Linguagem C - leitura/escrita caracter a caracter

Na manipulação de ficheiros, das várias funções disponíveis para a leitura e escrita de ficheiros de texto byte-a-byte, ou seja, caracter-a-caracter, vou concentrar este pequeno exemplo apenas nas funções fgetc e fputc.

fgetc- Esta função serve para ler o ficheiro.

Exemplo de leitura de um caracter:






fputc- Esta função serve para escrever caracter.

Exemplo de escrita de um caracter:


Manipulação de Ficheiros de Texto em Linguagem C - streams

Streams

A Linguagem C processa todas as entradas e saídas de dados mediante a utilização de streams.
Assim sendo as entradas e saídas são tratadas como uma sequência de Bytes, podendo fazer-se uma analogia com as carruagens de um comboio.
Imagine-se a digitar a palavra “MARIA” e as letras (bytes) a serem enviadas sequencialmente para o seu programa!



Manipulação de Ficheiros em Linguagem C

O motivo pelo qual se torna fundamental a utilização de ficheiros resulta da necessidade de perpetuar os dados para além do ciclo de vida de um programa.


Em termos de tipos de ficheiros, e uma vez que vamos abordar os modos texto/binários, vamos considerar duas grandes áreas:
  • Ficheiros de Texto: Serão aqueles que contêm caracteres perceptíveis para o ser humano. São caracteres da tabela ASCII como algarismos, letras do alfabeto, caracteres de acentuação, pontução e outros como é o caso do caracter “New Line” que, apesar de não ser visível, representa uma mudança de linha.
  • Ficheiros binários: Nos ficheiros binários não é bem a representação lógica dos seus bytes em caracteres que está em causa, mas o armazenamento da informação no seu formato mais elementar, ou seja, em sequências de uns e zeros.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Manipulação de Ficheiros de texto em Linguagem C - leitura/escrita formatada


fprintf - Introduz os dados, para o ficheiro




fscanf - Lê dados do ficheiro no formato indicado