quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Modulo 9 - Classes e Objectos

O paradigma da Programação Orientada a Objectos, pela primeira vez pensado por Kristin Nygaard em 1968, gira em torno de dois conceitos: classes e objectos. Este é um paradigma de análise, projecto e programação de sistemas de software baseado na composição e interacção entre diversas unidades de software chamadas de objectos.


O que é um objecto?

Os objectos têm propriedades especificas(a cor, tamanho, etc), que definem o seu estado e que também têm certos comportamentos que os tornam diferentes uns dos outros. Em vez de os dados e o comportamento de todo o programa serem definidos num ficheiro de código corrido, podemos estruturar os elementos em “objectos”. Até agora os dados dos nossos programas podiam ser: simples(int,float,..) e complexos(vectores ou matrizes). Qualquer programa orientado a objectos pode usar muitos objectos e que cada objecto sabe como executar acções com os seus próprios dados. Um objecto de um programa de computador é algo que não se pode tocar. São criados por um programa para seu uso enquanto o programa está sendo executado.




O que é um classe?

As classes são os blocos de construção fundamentais dos programas orientados a objectos. Uma classe contém a especificação dos dados que descrevem um objecto juntamente com a descrição das acções que um objecto sabe como executar. Classes é a definição de um objecto, tudo que um determinado objecto tem em comum é listado na classe, o papel da classe é simplesmente dizer tudo que um determinado tipo de objecto pode fazer. E quais são os seus atributos (propriedades) e suas acções (métodos).



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